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segunda-feira, 2 de março de 2020
9 dicas de linguagem corporal para impressionar os clientes do seu salão - Para cabeleireiros iniciantes
Você não percebe, mas mesmo em silêncio, está comunicando seus sentimentos mais profundos e pensamentos verdadeiros aos seus clientes através de sua postura, expressões faciais e outras dicas não verbais.
O marketing não se trata apenas de atrair clientes para o seu salão de beleza, mas também em convertê-los em clientes fiéis e com altos ganhos. O que acontece no momento da apresentação e como eles se sentem ao sair pela porta, decidirá em grande parte se eles retornam ou não.
Dominar o básico da linguagem corporal ajudará você a proporcionar uma experiência melhor e mais pessoal, além de melhorar a lealdade de seus clientes. Acredite, qualquer pessoa pode mesmo que inconscientemente ler os sinais emitidos por você.
Neste post, mostro como reconhecer esses sinais de linguagem corporal e o que eles estão dizendo silenciosamente aos clientes do seu salão:
Sua linguagem corporal deve criar um relacionamento com seu cliente desde o início, deixá-lo à vontade e fazer com que confiem em você.
Para fazer isso, sua comunicação não verbal precisa estar correta desde o momento em que seu cliente o olhar pela primeira vez.
Ao entrar na recepção para cumprimentar seu cliente, você deverá transmitir uma sensação de confiança, uma postura não arrogância e deixá-lo confortável para se abrir com você.
Vejamos as maneiras simples (mas nem sempre fáceis) de você e sua equipe fazerem isso:
1. Os gestos faciais.
Sorrir:
É mais fácil falar do que fazer quando você não está tendo um bom dia (e todos nós passamos por isso). Mas um sorriso genuíno, onde os olhos e a boca estão envolvidos, mostra interesse no cliente e prazer em vê-los.
Manter um bom contato visual mostra respeito e interesse no que os clientes de cabelos e beleza estão dizendo e mostra que você está ouvindo.
Isso é especialmente importante durante a consultoria no primeiro contato, quando você cria relacionamento, para que seu cliente se abra e fale sobre suas insatisfações e desejos para o serviço que procura.
2. Mostre aos clientes do salão que você está interessado neles
Como profissional de beleza ou de cabelo, você entende a importância de ouvir o seu cliente.
Mas você também precisa mostrar ao seu cliente que você está ouvindo ativamente.
Demonstre que você é amigável. Inclinando a cabeça para um lado, conssentindo, ou inclinando-se para o seu cliente
Esses sinais não verbais positivos e tranquilizam seu cliente de que você está envolvido e atento, especialmente durante as consultorias.
Evite sinais negativos , como inclinar-se para trás ou manter as mãos no bolso - ambos podem sinalizar falta de interesse, desrespeito e até aversão.
Dica de Consultoria ao Cliente
Incentive seu cliente a continuar falando e a se abrir, acenando com a cabeça usando três pequenos acenos rápidos para cima e para baixo.
Pesquisas mostram que as pessoas falam três a quatro vezes mais que o normal quando o ouvinte concorda dessa maneira.
3. Postura que diz "eu sou especialista"
Em um primeiro contato, principalmente se for com um cliente difícil, a última coisa que você deseja é que sua linguagem corporal revele que você está se sentindo intimidado ou ansioso. Pelo contrário, os clientes precisam vê-lo como um especialista e um par de mãos experientes rsrs.
Você entrega o jogo se, se descontrair, abaixar o queixo e inclinar os ombros para a frente. Enquanto mexe no cabelo, roer as unhas ou mexer em jóias pode parecer tenso ou nervoso.
Para disfarçar essas emoções e parecer confiante para os clientes do salão, basta que:
• Fique em linha reta e na vertical
• Mantenha a cabeça nivelada
• Relaxe seus ombros
espalhe seu peso uniformemente nas duas pernas.
4. Mãos e pés revelam sentimentos verdadeiros
Mãos:
Um movimento de mão para trás quando um cliente sugere ou pergunta alguma coisa, mãos entrelaçadas ou torcer as mãos são sinais de desconforto.
Braços e pernas:
Por mais reconfortante que seja quando se depara com um cliente estranho, não cruze os braços e as pernas, pois parece defensivo e envia mensagens de "fechamento".
Pense nisso particularmente quando estiver fazendo a consultoria inicial do cliente para não parecer apreensivo.
Seus pés:
Seus pés mexem, mexem e remexem?
Você dominou a postura confiante, sua cabeça está assentindo e as mãos abertas, mas há um detalhe que geralmente ignoramos quando estamos estressados ...
... nossos pés agitados.
Nossos pés revelam nossos verdadeiros sentimentos à medida que os enrolamos, esticamos e mexemos, revelando nosso estresse, tédio ou apreensão.
Portanto, mantenha os pés imóveis.
5. Linguagem corporal para os clientes difíceis do salão
E se um cliente o questionar ou desafiar durante uma consultoria? Talvez eles não gostem dos resultados do tratamento, consultem suas qualificações ou experiência, ou questionem o preço.
Nesta situação, é difícil manter o controle da linguagem corporal, que está desesperada para mudar para o modo de defesa. Mas a pior coisa que você pode fazer é parecer defensivo, pois isso simplesmente valida a reclamação do cliente.
Primeiro, simpatize com a preocupação deles e depois sugira sua solução. Ao fazer isso, o mais importante é garantir que suas palavras e sua linguagem corporal não se contradigam.
Difícil eu sei, mas:
• Use acenos de cabeça e cabeça inclinada para mostrar que está ouvindo.
• Mantenha os gestos da mão abertos e as palmas das mãos voltadas para cima.
• Evite apertar os olhos, franzir a testa ou franzir os lábios.
• Faça contato visual, mas sem olhar fixamente.
• Respire fundo e devagar para mostrar controle.
6. Evite barreiras não verbais durante as consultas
Evite colocar uma barreira física entre você e seu cliente. Segurando um secador de cabelo, caneca ou garrafa de produto em suas mãos. Isso cria um obstáculo no espaço entre você.
Quando precisar segurar alguma coisa, mantenha as mãos na cintura.
7. Espelhe seu cabelo ou cliente de beleza
"Pessoas gostam de pessoas que são como elas mesmas ou que gostariam de ser".
Pesquisas mostram que preferimos pessoas que percebemos serem exatamente como nós. O espelhamento é uma técnica para criar rapport, tornando-se mais parecido com a outra pessoa.
O espelhamento precisa ser feito de maneira sutil e discreta, caso contrário, torna-se imitador e causa constrangimento ou ofensa. É mais uma questão de combinar o nível de energia, intensidade e engajamento do que os movimentos.
Assim como seus gestos e expressões, você pode adaptar seu comportamento para refletir o temperamento ou os níveis de energia do seu cliente. Por exemplo, se eles são reservados e silenciosos, tente se comportar de maneira semelhante e evite ser visto como impetuoso ou invasivo.
8. Respeite o espaço pessoal
Respeitar o espaço pessoal do cliente pode ser particularmente complicado para os e profissionais de beleza pois às vezes você precisa se aproximar para realizar o tratamento.
Quando você tiver que invadir o espaço pessoal deles, esteja particularmente consciente da sua linguagem corporal e diga a eles com antecedência o que fará, para que estejam preparados.
9. Vincule com toque
Embora você não queira invadir o espaço pessoal deles, o toque certo pode criar instantaneamente um vínculo com seu cliente.
Ao conduzir uma cliente pelo salão - guie-a suavemente com um leve toque no braço.
Ao colocar uma toalha sobre os ombros dela, faça-a sentir-se cuidada e segura, passando-a sobre os ombros.
Um aperto de mão, um selinho na bochecha (se vocês se conhecem bem) ou o tapinha mais leve no braço enquanto ela vai embora reforça o vínculo.
Não é o que você diz, mas o que você faz
Portanto, se você já se pegou ouvindo um cliente de salão de beleza com os braços cruzados, o queixo saliente e a boca franzida.Ou deu uma olhada rápida no seu relógio ou telefone durante uma consultoria.
Lembre-se: você está dizendo muito mais do que pensa.
Espero que tenha ajudado, volto com novidades.
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Sobre Lilian Almeida
- Lilian Almeida
- Cabeleireira há mais de 20 anos. Sendo 8 anos como Instrutora. Especializada em alongamentos de cabelos e Designer em Tranças. Com uma agenda bastante concorrida. É uma das mais procuradas entre as profissionais do Salão Mega Hair Mania, onde atende suas clientes. Natural de Teresina/Pi, Onde teve o primeiro contato com arte em trançar Cabelos logo na infância aos 6 anos.Oficio esse repassado por sua mãe. Profissionalmente começou sua carreira bem cedo ainda no Piaui e em 2001 mudou-se para Belo Horizonte onde vive atualmente. Lilian Almeida é Expert em diversos Acabamentos de Mega Hair e desenvolveu métodos próprios para uma melhor finalização de acordo com a necessidade individual de cada cliente.
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